
PARA QUE VOCÊ TRACE SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS
MúsicaS, no Plural! O nome desse portal expressa, primeiramente, que a Música se expressa de diversas formas, ou melhor, que existem diferentes tipos de música, e nenhuma delas é melhor ou pior, elas apenas se apresentam em contextos diferentes.
Em segundo lugar, esse nome também denota que tais músicas se fazem ouvir em um contexto de pluralidade. Em outras palavras, não apenas a Música, mas o mundo em si é plural e multifacetado.
Como o ensino de Música pode se constituir, respeitando as diferenças musicais e a própria pluralidade do mundo, das(os) docentes e das(os) estudantes? Como a educação musical pode se posicionar no combate aos preconceitos e discriminações sem, contudo, desprezar o ensino de conteúdos musicais? Ajudar no entendimento dessas questões é o objetivo desse portal.
A ideia de se produzir um portal se deu em 2021 por Renan Santiago de Sousa e foi colocada em prática dentro do âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino das Práticas Musicais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Proemus - Unirio), sob a orientação professor Dr. Glauber Resende. Além do portal em si, foi produzido o seguinte relatório da testagem, além de publicações que podem ser acessadas ao final do menu TEXTOS.
Já em 2024, o portal se tornou um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, construído sob a coordenação de Renan Santiago de Sousa. Nessa nova etapa, os problemas identificados na testagem anterior foram corrigidos, na tentativa de proporcionar às(aos) usuárias(os) uma melhor usabilidade.
Sabe-se que um único portal não dá conta de toda pluralidade cultural do mundo, quiçá do Brasil. Nesse sentido, tão importante quanto o conteúdo aqui apresentado é a forma no qual ele foi produzido: por meio do diálogo e da interação. Nesse sentido, a partir de 2025, o portal passa a também receber contribuições de outras pessoas, a fim de se tornar, literalmente, um portal plural. As instruções de como enviar material está no menu SEJA AUTOR(A).
Além de plural, o portal é não linear. Isso significa que não existe uma ordem correta de se acessar ou de colocar os conteúdos em prática.
Muitos conteúdos foram produzidos dentro co contexto do Rio de Janeiro, mas você é convidado para proceder as adaptações para que as ideias aqui expressas façam sentido no seu contexto, estabelecer as suas próprias interações, ter seus próprios diálogos e aprendizados plurais e traçar seus próprios percursos e caminhos, com quem estiver ao alcance e disponível para lhe fazer companhia nessa caminhada em direção à equidade e à justiça curricular.
O vídeo abaixo traz mais informações sobre o portal, além de mostrar como ele pode ser usado.
Créditos:
Idealização e produção: Renan Santiago
Orientação: Glauber Resende
Design Gráfico: Geise Machado (Instagram: @geisemachadodesigner)
Bolsista de extensão: Joice Carvalho
Universidade responsável: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira / Centro de Educação e Humanidades / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
